Páginas

Quem sou eu

Minha foto
BELÉM, PA, Brazil
Sou Engenheiro Agrônomo, Doutorando Em Desenvolvimento Econômico, Território E Meio Ambiente, Mestre Na Área De Gestão Dos Recursos Naturais E Desenvolvimento Local Na Amazônia, Especialista Em Educação Ambiental E Uso Sustentável Dos Recursos Naturais, Graduando Em Licenciatura Plena Em Física E Docente Do Magistério Superior Na Área De Economia E Desenvolvimento Agroflorestal Na Universidade Federal Do Pará.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dividendos Locais em Local Dividido


Prezados amigos, colegas, irmãos
 Posto aqui um tema que vejo como muito interessante, trata-se da mineração no Estado do Pará. Em meio ao cenário político que vivemos e que mais uma vez expressa a polaridade entre o PT e o PSDB, no que diz respeito a essa polarização como fazer uma real diferenciação entre estes dois partidos no que tange o processo de mineração, entre estes dois esta o PMDB do conhecido Jader Barbalho que teve também sua oportunidade de governar o estado. Primeiro veio o Jader que em seu governo teve a honra de receber os japoneses e inaugurar a Albrás/Alunorte, que precisando de mais energia para beneficiar seu minério em Barcarena contou com a inauguração da Hidroelétrica de Tucurui. Após Jader vem o Doutor Almir Gabriel e o PSDB com Jatene na seqüência, Almir em 1996 teve a "feliz idéia" de participar junto com o senhor Fernando Henrique Cardoso da Venda da Vale do Rio Doce,ou seja,mais um fatídico episódio com a mineração no Estado do Pará,essa com uma pauta da conjuntura nacional a época .Agora estamos em um governo do Partido dos Trabalhadores,que eleito com apoio dos movimentos sociais,centrais sindicais aponta novos rumos e de fato acumula novos esforços nas áreas sociais,mas será que é assim com a mineração também?Até então tenho como resposta um não, Ana Júlia através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente licenciou a operação da Alcoa a revelia de uma parte significativa dos movimentos sociais organizados, como exemplo a Associação das Comunidades de Juruti Velho e as Pastorais, a Alcoa teve apoio de bilhões do BNDES para se instalar em Juruti e agora fortalece o discurso repetido antes em Tucurui,de que Belo Monte é necessário para o beneficiamento e geração de energia para atender a Alcoa em Juruti.
Ante estas questões me pergunto e conto com os amigos para contribuírem com o meu exame desta realidade,a diferença central entre PT e PSDB fica no não menos importante debate das privatizações ou há elementos mais robustos no que diz respeito ao processo da mineração?e entre o PT e o PMDB que a nível nacional estão bem articulados,com uma forte aliança qual a diferença? já que Ana Júlia repete a política que Jader um dia já Lançou mão?

Um comentário:

  1. Leônidas, não sei se é o meu computador ou se é mesmo a configuração do teu blog. É que esta foto de fundo da floresta é legal mas a fonte preta com a floresta de fundo não ficou legal para ler o que tu escreves. Se você puder colocar um fundo ou uma fonte com uma cor mais legível, ficará mais fácil para as pessoas lerem e comentarem suas postagens.
    Um abraço, até mais ver!

    ResponderExcluir